1984 - Um breve comentário sobre o livro

agosto 06, 2017




Winston, herói de 1984, último romance de George Orwell, vive aprisionado na engrenagem totalitária de uma sociedade completamente dominada pelo Estado, onde tudo é feito coletivamente, mas cada qual vive sozinho. Ninguém escapa à vigilância do Grande Irmão, a mais famosa personificação literária de um poder cínico e cruel ao infinito, além de vazio de sentido histórico. 


"Winston, vive aprisionado em uma sociedade completamente dominada pelo Estado. Essa submissão ao poder, é relatada, inclusive, na rotina desse personagem, que trabalha com a falsificação de registos históricos, a fim de satisfazer os interesses presentes. Winston, contudo, não aceita bem essa realidade, que se disfarça de democracia, e vive questionando a opressão que o Partido e o Grande Irmão exercem sob a sociedade."
O livro funciona como uma critica as diversas formas e níveis de submissão a que o seres humanos são sujeitados e estão ainda estão presentes no mundo atual, e também ao totalitarismo do diversos regimes de governos. 1984 é uma obra atemporal indicada para quem deseja refletir sobre os níveis de poder existentes em uma sociedade e sobre a história humana. Uma leitura essencial, filosófico e profundo. Não tenho palavras para descrever o impacto que esse livro causou e mim quando o li, pois destoou de tudo aquilo que eu estava acostumada a ler, e confesso que ainda estou.

Essa leitura me marcou muito, e esse livro está na minha lista de futuras compras, pois quero ler novamente. Indico muito a leitura dessa obra maravilhosa de George Orwell. 

You Might Also Like

11 comentários

  1. Oie =)

    Eis um livro que preciso criar vergonha na cara e ler rs...
    O gênero é um dos meus favoritos e apesar de ter sido escrita a tanto tempo a história de 1984 é muito atual.

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um dos meu gêneros favoritos também. Leia mesmo, é uma ótima leitura :*

      Excluir
  2. Lembro que quando li esse livro eu não consegui absorver a mensagem, sabe? Comecei a ler achando que era uma coisa e depois vi que era outra...
    Ai quando dei uma nova oportunidade (anos depois) fiquei de boca aberta com a narrativa. É um livro que gosto bastante e sempre recomendo.

    www.saidaminhalente.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! É recomendável mesmo reler alguns livros, pois com o tempo pessoa adquiri outra forma de ver as coisas, e acaba sendo uma leitura diferente. beijos

      Excluir
  3. Ola
    O ano passado eu li "A revolução dos bichos " do George Orwell e amei a escrita dele.Um livro excelente.
    Tenho curiosidade de ler esse livro.

    Beijos

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu iniciei uma vez a leitura de "A revolução dos bichos ", mas não continuei, ainda estou devendo essa leitura. Recomendo 1984 é muito bom. beijos

      Excluir
  4. Oi Aline! Esse é um dos livros do George Orwell que eu quero muito ler! É realmente uma premissa e sinopse bem impactante, que faz a gente imaginar todo o desenrolar da história e, especialmente, refletir sobre o sistema em que vivemos e o que estamos construindo para o futuro! Ótima indicação de leitura! <3
    xoxo

    ResponderExcluir
  5. Oie tudo bem? Não conhecia esse livro, mais é bem interessante, anotei aqui vou procura pra ler depois. Sucesso

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem? Já vi algumas pessoas indicando esse livro mas não sabia qual era o enredo. Pela sinopse parece um livro histórico e denso. Livros assim exigem do leitor atenção e cuidado para não se perder em meio aos acontecimentos. Ótima dica pra quem curte o gênero. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  7. Orwell é maravilhoso
    A revolução dos bichos também é incrível


    Beijos
    www.jadeamorim.com.br

    ResponderExcluir
  8. Um comentários curto, porém lindo. 1984 é uma obra prima, um clássico maravilhoso, e uma das melhores leituras de toda a minha vida. Ele pode até ter sido uma crítica aos regimes totalitaristas da Euroap, mas, como você disse, é uma obra atemporal, e que se encaixa tanto em algumas realidade que vemos por aí. Quero muito comprar meu exemplar, pois é uma obra que todos deveriam ter e ler! <3

    ResponderExcluir

Participo

”descrição

Popular Posts